No mês de junho os moradores de Contagem têm um compromisso importante com a cidade. Entre os dias 1º e 30, serão realizadas as eleições para os conselhos regionais, canais de comunicação importantes da atual gestão com a comunidade. Por meio dos conselhos, a Prefeitura de Contagem abre uma escuta para governar o município com a participação popular e assim fazer as melhorias que a população julga mais necessárias.
A Secretaria de Governo (Segov) que coordena o processo informou que, durante todo o mês, as administrações regionais irão organizar mais de cem plenárias com pautas para eleição em cada conselho. A estimativa é de que sejam eleitos, entre titulares e suplentes, 400 conselheiros para o biênio 2023/25. A previsão é de que os novos conselheiros sejam empossados em agosto.
Como vai funcionar a eleição?
Os candidatos e candidatas podem se inscrever na sede de sua regional ou pela sua plataforma on-line Decide Contagem - http://www.decidim.contagem.mg.gov.br. Os interessados em ser conselheiros também podem se inscrever nas próprias plenárias no dia da eleição. Podem se candidatar a ser conselheiro/conselheira qualquer pessoa acima dos 16 anos que comprove morar na região para qual se candidata.
Os conselhos regionais são compostos por 68 microrregiões e seis coletivos. Serão eleitos os dois representantes titulares e dois suplentes mais votados, em cada microrregião, em reunião convocada para tal finalidade.
Já com relação aos seis coletivos: juventude, mulheres, feirantes, empresários/ comerciantes e associações comunitárias será eleito um representante titular e um suplente em cada um. A exceção será do coletivo religioso que poderá eleger até três titulares e três suplentes, em reunião, convocada para esta finalidade.
Os conselhos regionais reúnem-se, de modo ordinário, a cada dois meses para avaliar os serviços públicos e colher as demandas da comunidade para que possam ser analisadas nas regionais e encaminhadas à Prefeitura.
Em 2022, os conselhos regionais participaram, elaboraram, discutiram e aprovaram na escolha e na votação um pacote com 75 obras e intervenções nas oito regiões da cidade. Para a realização das intervenções a Prefeitura está investindo R$15 milhões.